A partir da competência de janeiro de 2023, as retenções do IR e Contribuições Sociais (4,65%) passam a ser declaradas na EFD-Reinf.
Foi publicado no Diário Oficial da União, de 29/11/2021, Ato Declaratório Executivo COFIS nº 93, de 26 de novembro de 2021, que aprova a versão 2.1 dos leiautes dos arquivos que compõem a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais - EFD-Reinf, que será exigida para os eventos ocorridos a partir da competência de janeiro de 2023.
Esta nova versão da EFD-Reinf contempla os novos leiautes dos eventos do grupo R-4000, os quais são destinados à prestação de informações atinentes as retenções do Imposto de Renda e das Contribuições Sociais (4,65%).
Destaca-se que, as retenções do IR decorrentes do rendimento de trabalho devem ser enviadas pelo eSocial. No entanto, para situações específicas em que não seja possível fazer o envio pelo eSocial, a EFD-Reinf deve ser a escrituração utilizada para essa apuração.
Maiores detalhes a respeito do preenchimento dos eventos serão informados por meio do manual de orientação do usuário, que ainda não foi publicado pela RFB.
Confira outras notícias
- InstitucionalNovembro, 13DIRBI - Contribuintes declararam ter usufruído mais de R$ 97,7 bilhões até agosto
- InstitucionalNovembro, 01Receita Soluciona já está aberto às instituições interessadas
- InstitucionalOutubro, 17A adesão ao Programa Litígio Zero 2024 se encerrará às 18h, horário de Brasília, do dia 31 de outubro
- InstitucionalOutubro, 17CNPJ terá letras e números a partir de julho de 2026
- InstitucionalOutubro, 10Receita Federal emite Termo de Exclusão para devedores do Simples Nacional, incluindo MEI