CCA Bernardon Consultoria Contábil e Tributária Porto Alegre
Menu

Aumento da tributação sobre faturamento pode levar empresas a optarem pela tributação sobre a folha de pagamento

A Lei 13.161, sancionada em agosto deste ano, modificou as normas de tributação sobre a folha de pagamento. Com a decisão do governo de rever a desoneração os setores afetados pela reavaliam a forma de recolhimento das contribuições para Previdência. Para determinadas áreas o aumento das alíquotas chega a 150%, e, consequentemente, passa a valer mais a pena voltar a pagar o tributo sobre a folha de pagamento, e não sobre o faturamento.

A nova opção poderá ser feita a partir de novembro, com a entrada em vigor das novas alíquotas no mês seguinte. Em alguns casos, porém, a mudança só é benéfica se o 13º salário não for considerado nos cálculos, é o que afirmam advogados. Para fugir da tributação, dizem, as empresas estudam adiantar o pagamento do benefício para outubro.

“Como as empresas estão demitindo funcionários, em razão da redução na atividade econômica, há também uma queda na contribuição sobre a folha enquanto a tributação sobre o faturamento sobe”, afirma o advogado Rogério Pires da Silva. (Com informações do Jornal do Comércio)

Fonte: Tributário.net

Confira outras notícias

Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.