MDIC, CNI e Embaixada do Reino Unido lançam nova versão do portal Capta
Em cerimônia na sede da Secretaria de Comércio Exterior, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Embaixada do Reino Unido lançaram hoje a segunda versão do CAPTA - Sistema de Consultas sobre Tarifas, Regras de Origem e Serviços dos Acordos Comerciais Brasileiros.
Durante o discurso de abertura, o Secretário de Comércio Exterior do MDIC, Daniel Godinho, enfatizou a importância da nova versão do Capta como mais uma ferramenta do Ministério para apoiar o exportador. “O Capta é um verdadeiro GPS do comércio exterior brasileiro. O sistema disponibiliza em um único endereço todas as informações necessárias para que aqueles que operam com comércio exterior tenham acesso às melhores oportunidades. É um passo importante para alavancar o comércio com nossos principais parceiros”, afirma. O secretário reforçou ainda que “não adianta ter acordos se não eles não são de conhecimento das empresas”.
Para o Embaixador do Reino Unido, Alex Ellis, este tipo de serviço é essencial, não apenas para os empresários brasileiros, mas também para os britânicos interessados em fazer negócios aqui, como aqueles interessados em importar produtos brasileiros. “O Brasil tem uma série de marcas de alto valor que ainda não conseguiram se internacionalizar. O CAPTA é um facilitador para estes empresários”.
De acordo com o Diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi, o CAPTA é “um instrumento sofisticado que traz avanços, em especial para o pequeno e médio empresário. O sistema desburocratiza e traz uma visão global dos mercados em que o Brasil tem preferência trarifária”.
O CAPTA é uma ferramenta online de compilação e divulgação dos acordos comerciais brasileiros, que tem como objetivo facilitar o acesso às informações do Brasil e principais parceiros sobre benefícios tarifários recebidos e concedidos, tarifas aplicadas, regras de origem e compromissos relativos ao comércio de serviços.
A nova versão do CAPTA está organizada em quatro módulos:
- Preferências Tarifárias: agrega as preferências tarifárias concedidas e recebidas pelo Brasil, incluindo SGP e SGPC.
- Regras de Origem: permite que o exportador verifique se o seu produto cumpre as regras de origem do acordo selecionado.
- Tarifa Aplicada: apresenta, para países selecionados, o imposto de importação efetivamente aplicado a uma operação de exportação, já descontada qualquer tipo de preferência tarifária que o Brasil possua com seu parceiro comercial.
- Serviços: apresenta as listas de compromissos do setor de serviços do Brasil e dos demais países membros da OMC.
Outra novidade é que, agora, o sistema passa a ser disponibilizado também em inglês e espanhol, o que amplia o acesso às informações para o público de outros países.
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2027-7190 e 2027-7198
Fonte: Notícias do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC
Confira outras notícias
- InstitucionalNovembro, 13DIRBI - Contribuintes declararam ter usufruído mais de R$ 97,7 bilhões até agosto
- InstitucionalNovembro, 01Receita Soluciona já está aberto às instituições interessadas
- InstitucionalOutubro, 17A adesão ao Programa Litígio Zero 2024 se encerrará às 18h, horário de Brasília, do dia 31 de outubro
- InstitucionalOutubro, 17CNPJ terá letras e números a partir de julho de 2026
- InstitucionalOutubro, 10Receita Federal emite Termo de Exclusão para devedores do Simples Nacional, incluindo MEI