Rio Grande do Sul - Fazenda moderniza fiscalização do trânsito de mercadorias
As conferências realizadas pelas equipes volantes da Receita Estadual, da Secretaria da Fazenda, passam a contar com uma nova ferramenta que dará mais agilidade, rapidez e segurança nas ações. A partir desta semana, leitores (coletores) de Nota Fiscal Eletrônica (NFE) serão distribuídos para as turmas que atuam junto à fiscalização de mercadorias no trânsito em vias internas do Rio Grande do Sul.
O leitor da NFE, conectado à internet, confere online a autenticidade da nota fiscal e faz o registro de passagem, evitando que a nota possa ser cancelada e inibindo a reutilização. De acordo com o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, a conferência da mercadoria era feita de acordo com a nota fiscal, mas não havia a possibilidade de se conferir a autenticidade da nota.
Com o leitor eletrônico, a verificação da autenticidade é feita em tempo real, assim como o registro de passagem. Pereira destacou também que as volantes passam a interagir diretamente no sistema da nota fiscal eletrônica. “A recente entrega de 50 novos equipamentos para leitura de notas eletrônicas estabelece um novo marco no Estado para a fiscalização do transporte de mercadorias”.
Equipamentos
Uma entrega simbólica do novo equipamento foi realizada na terça-feira (3), junto ao posto da Polícia Rodoviária Federal, em Montenegro. Na oportunidade, as turmas de volantes de Lajeado e Santa Cruz do Sul fiscalizaram diversos caminhões, utilizando o novo equipamento. Também participaram da operação, além de Pereira, o subsecretário adjunto da Receita Estadual, Joni Müller e o titular da Delegacia do Trânsito de Mercadorias, Rogério Thudium.
viaPortal do Estado do Rio Grande do Sul – Fazenda moderniza fiscalização do trânsito de mercadorias.
Fonte: Notícias Fiscais
Confira outras notícias
- InstitucionalNovembro, 13DIRBI - Contribuintes declararam ter usufruído mais de R$ 97,7 bilhões até agosto
- InstitucionalNovembro, 01Receita Soluciona já está aberto às instituições interessadas
- InstitucionalOutubro, 17A adesão ao Programa Litígio Zero 2024 se encerrará às 18h, horário de Brasília, do dia 31 de outubro
- InstitucionalOutubro, 17CNPJ terá letras e números a partir de julho de 2026
- InstitucionalOutubro, 10Receita Federal emite Termo de Exclusão para devedores do Simples Nacional, incluindo MEI