STF vai julgar ISS dos cartórios com repercussão geral
SÃO PAULO - O Supremo Tribunal Federal (STF) analisará a cobrança do Imposto Sobre Serviços (ISS) sobre as atividades de cartórios, notários e serviços de registro público com repercussão geral. A jurisprudência da Corte está consolidada no sentido da constitucionalidade da incidência do tributo.
Com o julgamento em repercussão geral, os demais tribunais vão se orientar por meio dele na hora de julgar outros processo sobre o tema.
No caso, será julgado o recurso extraordinário do município de Guaporé (RS) contra decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) que havia declarado inconstitucional dispositivos de lei municipal sobre o tema.
O assunto já foi objeto de diversos julgados no STF, tanto em controle concentrado, na ação direta de inconstitucionalidade (Adin), como em recursos extraordinários. Ficou estabelecido que a atividade não se enquadra na imunidade recíproca entre os entes federativos prevista na Constituição Federal. O relator será o ministro Gilmar Mendes.
Fonte: Valor Econômico
Confira outras notícias
- InstitucionalNovembro, 13DIRBI - Contribuintes declararam ter usufruído mais de R$ 97,7 bilhões até agosto
- InstitucionalNovembro, 01Receita Soluciona já está aberto às instituições interessadas
- InstitucionalOutubro, 17A adesão ao Programa Litígio Zero 2024 se encerrará às 18h, horário de Brasília, do dia 31 de outubro
- InstitucionalOutubro, 17CNPJ terá letras e números a partir de julho de 2026
- InstitucionalOutubro, 10Receita Federal emite Termo de Exclusão para devedores do Simples Nacional, incluindo MEI