Revenda não dá direito a crédito de Cofins
SÃO PAULO - Na atividade de comércio não é possível apurar créditos de Cofins porque a legislação a respeito destina o benefício unicamente a indústrias ou prestadoras de serviços. Assim entendeu a Receita Federal por meio da Solução de Consulta nº 42, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira.
O inciso II do artigo 3º da Lei nº 10.833, de 2003, instituiu a cobrança de Cofins não cumulativa para que o tributo não incida sobre si mesmo na cadeia produtiva de uma mercadoria ou prestação de serviço.
Para o advogado Thiago Garbelotti, do escritório Braga & Moreno Advogados, a medida é restritiva porque se o comerciante só compra mercadorias para revender, acaba por pagar a “Cofins sobre a Cofins” se não puder obter crédito da contribuição em relação a custos como energia elétrica. “Já há decisão judicial da primeira instância favorável a contribuinte comerciante, mas a questão ainda não é pacífica”, afirma.
Com informações da Lex Legis Consultoria Tributária.
Fonte: Valor Econômico
Confira outras notícias
- InstitucionalNovembro, 13DIRBI - Contribuintes declararam ter usufruído mais de R$ 97,7 bilhões até agosto
- InstitucionalNovembro, 01Receita Soluciona já está aberto às instituições interessadas
- InstitucionalOutubro, 17A adesão ao Programa Litígio Zero 2024 se encerrará às 18h, horário de Brasília, do dia 31 de outubro
- InstitucionalOutubro, 17CNPJ terá letras e números a partir de julho de 2026
- InstitucionalOutubro, 10Receita Federal emite Termo de Exclusão para devedores do Simples Nacional, incluindo MEI