Liminar permite desconto de contribuição
A empresa entrou na Justiça com a alegação de que já se submete à retenção da contribuição previdenciária no percentual de 3,5% sobre o valor da fatura de seus contratos, como prevê o artigo 7º, parágrafo 6º, da Lei n 12.546, de 2011. Assim, deveria deduzir esse valor retido da contribuição social incidente sobre a receita bruta, sob o risco de recolher duas vezes o mesmo imposto.
Em uma análise preliminar, o juiz Wilson Zauhy Filho, da 13ª Vara Federal de São Paulo, entendeu que haveria a possibilidade de deduzir os valores retidos ao fazer um encontro de contas no fim do mês, reduzindo o valor devido de contribuição previdenciária. Isso porque a Lei nº 12.546, de 2011, ao tratar da retenção da contribuição sobre o valor da fatura dos contratos, prevê a observância do artigo 31 da Lei nº 8212, de 1991, que autoriza a compensação do que foi retido.
Para o advogado que defende a Hochtief Facility Management no processo, Vagner Valente, do Nóbrega Valente Advogados, essa é a primeira decisão que autoriza o abatimento dos valores deduzidos de contribuição previdenciária. Por isso, deve servir de precedente para todas as empresas que tiveram suas atividades elencadas pela Medida Provisória (MP) nº 601 - que alterou a Lei nº 12.546, de 2011 - e que passaram a recolher a contribuição previdenciária sobre a receita bruta.
Segundo o advogado, "a lacuna contida na MP 601 e na MP 612 acerca do descuido em legitimar a dedução destas retenções sobre a nova base de cálculo apurada sobre a receita bruta resultará, novamente, no acumulo de créditos na Fazenda Nacional". Para Valente, isso poderia ser considerado bitributação.
Procurada pelo Valor, a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) não deu retorno até o fechamento da edição.
Fonte: Valor Econômico
Confira outras notícias
- InstitucionalNovembro, 13DIRBI - Contribuintes declararam ter usufruído mais de R$ 97,7 bilhões até agosto
- InstitucionalNovembro, 01Receita Soluciona já está aberto às instituições interessadas
- InstitucionalOutubro, 17A adesão ao Programa Litígio Zero 2024 se encerrará às 18h, horário de Brasília, do dia 31 de outubro
- InstitucionalOutubro, 17CNPJ terá letras e números a partir de julho de 2026
- InstitucionalOutubro, 10Receita Federal emite Termo de Exclusão para devedores do Simples Nacional, incluindo MEI