CCA Bernardon Consultoria Contábil e Tributária Porto Alegre
Menu

Notificação da Receita à pessoa física cai em 2009 devido à autorregularização

SÃO PAULO – As notificações da Receita Federal às pessoas físicas caíram no ano passado, principalmente devido ao processo de autorregularização.

De acordo com os dados, o número de contribuintes autuados no ano passado foi de 8.918, ante 13.949 um ano antes. Em volume de dinheiro, as pessoas físicas foram multadas em R$ 3,298 bilhões em 2009, uma queda de 27% frente ao ano anterior (R$ 4,518 bilhões).

Autorregularização

A redução, segundo a Receita Federal, foi causada porque os contribuintes se propuseram a regularizar a situação, antes de receber notificação do órgão federal. Em 2009, 63% dos contribuintes foram em busca desta autorregulação e saíram da malha fina.

Em 2008, 63,35% dos contribuintes se autorregularizaram, ante 49,93% em 2007, 44,49% em 2006 e 14,78% em 2005.

Malha fina

Estar na malha fina significa que a declaração será revisada para a apuração de inconsistências e, por isso, ela não está em nenhum dos sete lotes de restituição que são liberados no decorrer de cada ano.

O primeiro passo, ao perceber que caiu na malha fina, é saber o motivo. Para isso, acesse o site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) e consulte o Extrato Simplificado de Processamento.

A consulta ao extrato, por sua vez, deve ser feita com a utilização do código de acesso. Para gerá-lo, é preciso informar número de CPF, data de nascimento e os números dos recibos das declarações dos dois anos anteriores.

Feito isso, é possível acessar a página do e-CAC, na opção Declaração IRPF, e escolher o período para verificar possíveis pendências.  

Fonte: Tributário.Net
 
 

Confira outras notícias

Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.