Dia a Dia Tributário: Fisco corrige erro sobre ICMS na construção
BRASÍLIA - O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) corrigiu dois acordos firmados entre alguns Estados sobre a adoção da substituição tributária no recolhimento do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de materiais de construção civil, acabamento, bricolagem e adorno. Nesse sistema de recolhimento do imposto, o fabricante adianta o pagamento do ICMS dos demais contribuintes da cadeia produtiva até a mercadoria chegar às mãos do consumidor final.
Em publicação no Diário Oficial da União desta quarta-feira, o Confaz esclareceu que o Distrito Federal faz parte do acordo. Na publicação do Protocolo ICMS nº 170, de 7 de dezembro de 2012, o DF não estava presente. Pela norma, o Confaz excluiu o Rio Grande do Norte e incluiu o Rio de Janeiro na celebração.
Além disso, no Protocolo ICMS nº 221, de 21 de dezembro de 2012, o órgão deixou de informar o novo participante - o Rio de Janeiro. Por outro lado, havia informado que o Rio Grande do Norte ainda fazia parte do acordo. Esse protocolo foi firmado para incluir a Paraíba no sistema de substituição tributária.
Atualmente, 16 Estados fazem parte do acordo.
Com informações da Lex Legis Consultoria Tributária
(Bárbara Pombo | Valor)
Fonte: Valor Econômico
Confira outras notícias
- InstitucionalNovembro, 13DIRBI - Contribuintes declararam ter usufruído mais de R$ 97,7 bilhões até agosto
- InstitucionalNovembro, 01Receita Soluciona já está aberto às instituições interessadas
- InstitucionalOutubro, 17A adesão ao Programa Litígio Zero 2024 se encerrará às 18h, horário de Brasília, do dia 31 de outubro
- InstitucionalOutubro, 17CNPJ terá letras e números a partir de julho de 2026
- InstitucionalOutubro, 10Receita Federal emite Termo de Exclusão para devedores do Simples Nacional, incluindo MEI