Dia a Dia Tributário: SP limita uso de Nota Fiscal Paulista
SÃO PAULO - O programa Nota Fiscal Paulista (NFP) - por meio do qual ao pedir a emissão de notas fiscais nas aquisições feitas no Estado de São Paulo, pessoas e empresas acumulam créditos fiscais junto à Fazenda estadual - sofreu duas limitações em relação ao uso desses créditos por terceiros. A mudança foi instituída pela Lei nº 14.946, publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira. Essa é a mesma norma que determina a cassação da inscrição estadual das empresas que exploram trabalho análogo ao de escravo.
Uma das limitações impede o cidadão de transferir créditos acumulados por meio do programa NFP para abater do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) de terceiro, seja pessoa física ou empresa. Agora, para o aproveitamento do desconto, o veículo deve ser de sua propriedade.
A outra limitação é semelhante. A partir de hoje, o valor que corresponde aos créditos não pode mais ser transferido para a conta corrente ou conta poupança de terceiros, mas apenas de sua própria titularidade.
Assim, a alternativa para o uso de créditos próprios por terceiros é, ao pedir a emissão da nota fiscal, o cidadão informar o CPF ou CNPJ de quem quiser beneficiar.
A nova legislação altera a Lei n. 12.685, de 2007, que instituiu a Nota Fiscal Paulista pelo “Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal”.
Com informações da Lex Legis Consultoria Tributária.
Fonte: Valor Econômico
Confira outras notícias
- InstitucionalNovembro, 13DIRBI - Contribuintes declararam ter usufruído mais de R$ 97,7 bilhões até agosto
- InstitucionalNovembro, 01Receita Soluciona já está aberto às instituições interessadas
- InstitucionalOutubro, 17A adesão ao Programa Litígio Zero 2024 se encerrará às 18h, horário de Brasília, do dia 31 de outubro
- InstitucionalOutubro, 17CNPJ terá letras e números a partir de julho de 2026
- InstitucionalOutubro, 10Receita Federal emite Termo de Exclusão para devedores do Simples Nacional, incluindo MEI