S@T agiliza cobrança judicial de valores em Dívida Ativa para Santa Catarina
O S@T - Sistema de Administração Tributária da Secretaria de Estado da Fazenda possibilitou ganho de tempo e de valores cobrados da Dívida Ativa. No final de 2012 foram inscritos em Dívida Ativa os primeiros devedores do Simples Nacional que apresentaram a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN) mas não pagaram o valor devido. O débito resultante foi transferido pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional para o Estado. Neste primeiro lote foram inscritos 2060 contribuintes que apresentavam dívidas em 2007, totalizando mais de R$ 70 milhões.
Devido a diferenças dos débitos do Simples Nacional em relação aos que já eram inscritos pelo Estado, foi necessária a reestruturação do módulo de Dívida Ativa do S@T. A parte do sistema responsável pela comunicação com o sistema da Procuradoria Geral do Estado e o envio das dívidas foi feito em tempo recorde.
Agora as dívidas inscritas seguem para cobrança judicial, e as que ainda não foram inscritas deverão seguir o mesmo caminho em breve. Para evitar a inscrição e os custos adicionais da cobrança judicial, os contribuintes inadimplentes podem efetuar o pagamento ou parcelar a dívida junto à SEF.
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Fazenda.
Fonte: Notícias Fiscais
Confira outras notícias
- InstitucionalNovembro, 13DIRBI - Contribuintes declararam ter usufruído mais de R$ 97,7 bilhões até agosto
- InstitucionalNovembro, 01Receita Soluciona já está aberto às instituições interessadas
- InstitucionalOutubro, 17A adesão ao Programa Litígio Zero 2024 se encerrará às 18h, horário de Brasília, do dia 31 de outubro
- InstitucionalOutubro, 17CNPJ terá letras e números a partir de julho de 2026
- InstitucionalOutubro, 10Receita Federal emite Termo de Exclusão para devedores do Simples Nacional, incluindo MEI