Receita faz auditoria em compensações atípicas de FGTS e Previdência
BRASÍLIA - Cerca de mil contribuintes terão de prestar esclarecimentos à Receita Federal em função de compensações previdenciárias atípicas declaradas através da Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP). Esse é a primeira etapa da operação que deve chegar a mais de 12 mil notificações no decorrer de 2013.
Em nota, a coordenadora especial de Ressarcimento, Compensação e Restituição da Receita, Ana Jandira Monteiro Soares, explica que os contribuintes notificados deverão informar, através do e-CAC (centro virtual de atendimento da Receita), a origem dos créditos compensados.
Segundo a coordenadora, inexistindo origem comprovada desses créditos a Receita adotará as medidas para a glosa dos créditos e a cobrança dos valores indevidamente compensados, inclusive com a aplicação da multa de 75% a 150% sobre o valor da compensação irregular.
A Receita esclarece que o contribuinte que cometeu algum equívoco no preenchimento desses documentos pode se antecipar à ação do Fisco. Basta retificar a declaração e pagar a contribuição previdenciária devida, acompanhada da multa de mora de 20% e dos juros calculados com base na taxa Selic.
Fonte: Valor Econômico
Confira outras notícias
- InstitucionalNovembro, 13DIRBI - Contribuintes declararam ter usufruído mais de R$ 97,7 bilhões até agosto
- InstitucionalNovembro, 01Receita Soluciona já está aberto às instituições interessadas
- InstitucionalOutubro, 17A adesão ao Programa Litígio Zero 2024 se encerrará às 18h, horário de Brasília, do dia 31 de outubro
- InstitucionalOutubro, 17CNPJ terá letras e números a partir de julho de 2026
- InstitucionalOutubro, 10Receita Federal emite Termo de Exclusão para devedores do Simples Nacional, incluindo MEI