Governo baixa MP para compensação de ICMS e cria fundo regional
BRASÍLIA - O governo baixou a Medida Provisória 599 com regras para a compensação federal de perdas futuras dos governos regionais com a unificação da alíquota do ICMS.
A MP também cria o Fundo de Desenvolvimento Regional (FDR). As duas medidas foram anunciadas pelo governo como tentativa de acabar com a chamada guerra fiscal, que é a concessão de benefícios pelos entes federativos para atração de investimentos.
Publicada na edição de 28/12/2012 do "Diário Oficial da União", a MP “dispõe sobre a prestação de auxílio financeiro pela União aos Estados, ao Distrito Federal e aos municípios, com o objetivo de compensar perdas de arrecadação decorrentes da redução das alíquotas nas operações e prestações interestaduais relativas ao Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS)”.
A MP está atrelada ao objetivo do governo federal em unificar as alíquotas do ICMS em 4% (média hoje de 12%).
(Azelma Rodrigues | Valor)
Fonte: Valor Econômico
Confira outras notícias
- InstitucionalNovembro, 13DIRBI - Contribuintes declararam ter usufruído mais de R$ 97,7 bilhões até agosto
- InstitucionalNovembro, 01Receita Soluciona já está aberto às instituições interessadas
- InstitucionalOutubro, 17A adesão ao Programa Litígio Zero 2024 se encerrará às 18h, horário de Brasília, do dia 31 de outubro
- InstitucionalOutubro, 17CNPJ terá letras e números a partir de julho de 2026
- InstitucionalOutubro, 10Receita Federal emite Termo de Exclusão para devedores do Simples Nacional, incluindo MEI