Pessoas físicas poderão participar de leilões eletrônicos da Receita
BRASÍLIA - Portaria publicada nesta sexta-feira no “Diário Oficial da União” libera a participação de pessoas físicas nos leilões eletrônicos nos quais são ofertados lotes de mercadorias abandonadas e apreendidas pela Receita Federal do Brasil. Até então somente pessoas jurídicas podiam participar.
A Portaria nº 2.347 altera alguns artigos da Portaria nº 3.010, que estabelece os critérios e condições para a destinação das mercadorias que estão sob guarda da Receita. Com a permissão para a participação de pessoas físicas, também foi alterada a Portaria nº 2.206, que regulamenta o leilão eletrônico das mercadorias.
Para participar dos leilões tanto a pessoa física quanto a jurídica têm de apresentar certificação digital, obtida por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), no site da Receita na internet. Também é facultada a opção de indicar um procurador para tomar parte no leilão.
A Comissão de Licitação da Receita determina, em edital, os lotes compatíveis com uso ou consumo pelas pessoas físicas. A mesma comissão também determina limite à quantidade que pode ser comprada quando o lote for compreendido de mercadorias iguais ou similares, como roupas, veículos e eletrônicos. A proposta feita por pessoa física poderá ser desclassificada se ela possuir débitos com a Receita ou se for funcionário ou possuir algum vínculo com o órgão.
Em comunicado, a Receita explica que a intensificação do combate ao contrabando e descaminho e o contínuo desenvolvimento do comércio exterior levou a um incremento significativo das apreensões sem que houvesse a devida correspondência no aumento das saídas de mercadorias dos depósitos.
Os leilões eletrônicos da Receita são feitos em duas etapas. Na primeira, o interessado entra no site e apresenta sua proposta de compra para cada lote. Na segunda etapa é verificada a regularidade jurídica e fiscal do interessado e são selecionadas as maiores propostas para casa lote. Feito isso, tem início a disputa pelos lotes por meio de ofertas sucessivas e com valores crescentes. Todo o processo pode ser acompanhado em tempo real pela internet.
O primeiro leilão eletrônico misto ocorrerá no dia 6 de dezembro, no qual serão ofertados veículos armazenados na Delegacia da Receita Federal em Foz do Iguaçu (PR). O edital estará disponível no site da Receita e no e-CAC, para consulta, no dia 13 de novembro.
Fonte: Valor Econômico
Confira outras notícias
- InstitucionalNovembro, 13DIRBI - Contribuintes declararam ter usufruído mais de R$ 97,7 bilhões até agosto
- InstitucionalNovembro, 01Receita Soluciona já está aberto às instituições interessadas
- InstitucionalOutubro, 17A adesão ao Programa Litígio Zero 2024 se encerrará às 18h, horário de Brasília, do dia 31 de outubro
- InstitucionalOutubro, 17CNPJ terá letras e números a partir de julho de 2026
- InstitucionalOutubro, 10Receita Federal emite Termo de Exclusão para devedores do Simples Nacional, incluindo MEI