CCA Bernardon Consultoria Contábil e Tributária Porto Alegre
Menu

AGU defende no STF o acesso da Receita a movimentações financeiras

BRASÍLIA - A Advocacia-Geral da União (AGU) anunciou nesta terça-feira ter apresentado no Supremo Tribunal Federal (STF) parecer favorável a normas que regulamentam o acesso da Receita Federal a movimentações financeiras dos contribuintes. A legalidade de parte da Lei Complementar nº 105/01 e do Decreto nº 3724/01 é questionada em ação no Supremo pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e pelo Partido Social Liberal (PSL).
 
As entidades alegam que os dispositivos questionados violam a Constituição Federal ao permitirem quebra de sigilo bancário independentemente de prévia autorização judicial, destacou a AGU em nota. O caso é analisado no STF pelo ministro Dias Toffoli.
 
Segundo entendimento da AGU, o decreto apenas regulamenta os procedimentos relativos à requisição, acesso e uso pela Receita de dados financeiros dos contribuintes, previstos na lei questionada, e a norma possui natureza secundária ao fundamentar indiretamente a Constituição.
 
Assim, não cabe ajuizamento de ação de inconstitucionalidade para a impugnação de normas de caráter meramente regulamentar, diz a AGU, que também defende que a Constituição Federal dispõe somente sobre a inviolabilidade da vida privada e do segredo da comunicação de dados. 

Fonte: Valor Econômico

Confira outras notícias

Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.