Dia a Dia Tributário: RJ julgará recursos contra multas altas primeiro
SÃO PAULO - Para dar agilidade aos recursos administrativos dos contribuintes contra autuações fiscais do Fisco fluminense, a Secretaria da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro resolveu elencar as situações que ganharão prioridade para julgamento. Essas autuações tratam de supostos débitos, por exemplo, de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Os recursos são julgados pela Junta de Revisão Fiscal, a primeira instância administrativa, e pelo Conselho de Contribuintes do Estado, a segunda e mais alta esfera de julgamento administrativo.
Passam a ter prioridade as autuações de valor superior a R$ 1,13 milhão e casos em que houver indício de crime contra a ordem tributária, como sonegação fiscal. Também vão para o começo da fila de julgamentos os processos protocolados há mais de quatro anos e os recursos de pessoas com mais de 60 anos, portadores de deficiências ou de doenças graves como a síndrome de Parkinson.
A lista completa de prioridades encontra-se na Resolução Sefaz nº 525, publicada no Diário oficial do Estado desta sexta-feira. A norma entra hoje em vigor.
A resolução determina ainda que a prioridade não cessará com a morte do beneficiado, estendendo-se em favor do cônjuge, companheiro ou companheira, com união estável, maior de 60 anos.
Com informações da Lex Legis Consultoria Tributária.
Fonte: Valor Econômico
Confira outras notícias
- InstitucionalNovembro, 13DIRBI - Contribuintes declararam ter usufruído mais de R$ 97,7 bilhões até agosto
- InstitucionalNovembro, 01Receita Soluciona já está aberto às instituições interessadas
- InstitucionalOutubro, 17A adesão ao Programa Litígio Zero 2024 se encerrará às 18h, horário de Brasília, do dia 31 de outubro
- InstitucionalOutubro, 17CNPJ terá letras e números a partir de julho de 2026
- InstitucionalOutubro, 10Receita Federal emite Termo de Exclusão para devedores do Simples Nacional, incluindo MEI