SP quer súmula vinculante para julgar autuações fiscais com rapidez
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, quer incorporar o conceito de súmula vinculante, do Supremo Tribunal Federal, para a administração tributária municipal.
A proposta é que as decisões reiteradas do Conselho de Contribuintes – órgão que julga processos administrativos contra autuações fiscais – sejam sumuladas e tenham validade na Receita Municipal, por exemplo.
“Com a súmula, a interpretação das normas será uniformizada entre os órgãos da administração tributária, conferindo, assim, maior segurança jurídica aos contribuintes”, afirma Alberto Macedo, presidente do Conselho Municipal de Tributos de São Paulo.
A ideia faz parte de uma série de medidas sugeridas, a partir de um projeto de lei, para agilizar o trâmite dos recurso administrativos fiscais na cidade.
De acordo com Macedo, um recurso no Conselho leva cerca de seis meses para ser julgado. A meta é reduzir esse tempo para 80 dias.
O projeto de lei foi encaminhado à Câmara de Vereadores em abril, e terá que passar por três comissões antes de ser votado em plenário.
Fontes: Notícias Fiscais
Confira outras notícias
- InstitucionalNovembro, 13DIRBI - Contribuintes declararam ter usufruído mais de R$ 97,7 bilhões até agosto
- InstitucionalNovembro, 01Receita Soluciona já está aberto às instituições interessadas
- InstitucionalOutubro, 17A adesão ao Programa Litígio Zero 2024 se encerrará às 18h, horário de Brasília, do dia 31 de outubro
- InstitucionalOutubro, 17CNPJ terá letras e números a partir de julho de 2026
- InstitucionalOutubro, 10Receita Federal emite Termo de Exclusão para devedores do Simples Nacional, incluindo MEI