Fisco aceita pedidos de revisão do Refis
Os débitos de tributos federais frutos de pedido de compensação negados ou decisão administrativa definitiva, ocorridos até o término do prazo para a consolidação dos débitos no Refis da Crise, serão incluídos no programa de parcelamento.
A informação consta na Instrução Normativa da Receita Federal nº 1.259, publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial. A consolidação foi a declaração de débitos a serem incluídos no Refis.
Ela deixa claro que trata de débitos vencidos até 30 de novembro de 2008. Assim, não possibilita a inclusão de novos débitos. Também está expresso na norma que a confissão ou decisão administrativa deve ter acontecido até o respectivo prazo para consolidação. Esses prazos estão listados na Portaria Conjunta nº 2 da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e Receita.
Segundo Brunno Andrade, coordenador de cobrança da Receita, a norma é mais uma orientação aos servidores dos postos fiscais no país. “Eles estavam com dúvida sobre a a possibildiade de aceitar a inclusão desses débitos”, afirma.
Se o débito não apareceu no sistema na época da consolidação, os contribuintes puderam fazer um pedido administrativo de revisão nos postos fiscais. O sistema eletrônico do Refis da Crise apresentou vários problemas dessa espécie. “Até para o contribuinte não ser injustiçado, vamos fazer essas inclusões”, afirma Andrade. Com informações da Lex Legis Consultoria Tributária. Laura Ignacio|Valor
Fonte: Notícias Fiscais
Confira outras notícias
- InstitucionalNovembro, 13DIRBI - Contribuintes declararam ter usufruído mais de R$ 97,7 bilhões até agosto
- InstitucionalNovembro, 01Receita Soluciona já está aberto às instituições interessadas
- InstitucionalOutubro, 17A adesão ao Programa Litígio Zero 2024 se encerrará às 18h, horário de Brasília, do dia 31 de outubro
- InstitucionalOutubro, 17CNPJ terá letras e números a partir de julho de 2026
- InstitucionalOutubro, 10Receita Federal emite Termo de Exclusão para devedores do Simples Nacional, incluindo MEI