Montadora que investir não terá IPI maior
A presidente Dilma Rousseff deve assinar na próxima semana decreto com o novo regime tributário do setor automotivo, concedendo prazo maior para montadoras estrangeiras instalarem fábricas no Brasil, e, ao mesmo tempo, elevando as exigências de qualidade dos veículos produzidos no país. As novas regras vão valer de 2013 a 2016.
O plano do governo é estender até 2016 o aumento de 30 pontos porcentuais no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos automóveis importados. O novo regime fornece às montadoras mais opções para escapar desse tributo. Uma delas é prometer investimentos no país ou instalação de fábricas.
A Receita Federal vai monitorar se o compromisso de investir está sendo cumprido, com inspeções a cada seis meses. O objetivo é evitar casos como o da Asia Motors, que aproveitou incentivos milionários na década de 1990, mas nunca construiu uma fábrica em território nacional.
Fonte: Notícias Fiscais
Confira outras notícias
- InstitucionalNovembro, 13DIRBI - Contribuintes declararam ter usufruído mais de R$ 97,7 bilhões até agosto
- InstitucionalNovembro, 01Receita Soluciona já está aberto às instituições interessadas
- InstitucionalOutubro, 17A adesão ao Programa Litígio Zero 2024 se encerrará às 18h, horário de Brasília, do dia 31 de outubro
- InstitucionalOutubro, 17CNPJ terá letras e números a partir de julho de 2026
- InstitucionalOutubro, 10Receita Federal emite Termo de Exclusão para devedores do Simples Nacional, incluindo MEI