PL estadual prevê a inclusão, na nota fiscal, de demonstrativo dos tributos cobrados
Valor dos impostos deverá constar nas notas fiscais de produtos e serviços adquiridos no RS.
De acordo com PL estadual 282/2011, deverá constar, nas notas fiscais emitidas no RS, o valor dos tributos pagos pelos produtos e serviços adquiridos. O projeto, de autoria do deputado João Fischer, tramita na Assembleia Legislativa do Estado.
A proposta prevê a divulgação dos valores referentes ao ICMS, ao ISS, ao IPI, ao IOF e aos impostos de renda de qualquer natureza. Além disso, nos casos de produtos importados, também deverá constar o imposto de importação.
Segundo o autor, "Este projeto traz ao cidadão uma ferramenta que o auxiliará a fiscalizar e exigir serviços públicos de melhor qualidade, porque será possível, por meio da transparência, investigar os ganhos e gastos do poder público".
Além disso, o parlamentar afirmou que é "(...) Fundamental expor ao consumidor, de maneira transparente, quantos e quais impostos vem pagando nas transações comerciais ou mesmo nas contas de consumo pagas todos os meses".
Fonte: Assembléia Legislativa
Confira outras notícias
- InstitucionalNovembro, 13DIRBI - Contribuintes declararam ter usufruído mais de R$ 97,7 bilhões até agosto
- InstitucionalNovembro, 01Receita Soluciona já está aberto às instituições interessadas
- InstitucionalOutubro, 17A adesão ao Programa Litígio Zero 2024 se encerrará às 18h, horário de Brasília, do dia 31 de outubro
- InstitucionalOutubro, 17CNPJ terá letras e números a partir de julho de 2026
- InstitucionalOutubro, 10Receita Federal emite Termo de Exclusão para devedores do Simples Nacional, incluindo MEI