Decisão de IR sobre juros é adiada
A definição da legalidade da cobrança do Imposto de Renda (IR) sobre juros de mora ficou para dezembro. A questão que entraria na pauta de ontem da 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi adiada e deve voltar a julgamento na sessão extraordinária do dia 13 de dezembro. O tema tem gerado controvérsia entre as turmas da Corte e, por isso, foi encaminhado para avaliação da seção.
O caso pendente de julgamento foi proposto pelo ex-funcionário de uma empresa que ganhou uma ação trabalhista, mas questiona o pagamento do IR sobre os juros moratórios - devidos em razão da demora no pagamento pela companhia.
Apesar de envolver pessoa física, o caso despertou a atenção das empresas, principalmente das que possuem altos índices de inadimplência. Isso porque, se a decisão for favorável ao contribuinte, pode representar um precedente para excluir-se não só o recolhimento do IR, como também da CSLL.
O julgamento na seção começou em 2008 e tem sido interrompido por diversos pedidos de vista. Por enquanto, o quadro é favorável ao Fisco. Dos cinco ministros que votaram, quatro decidiram pela incidência do IR. Ainda faltam três votos.
Fonte: Valor Econômico
Confira outras notícias
- InstitucionalNovembro, 13DIRBI - Contribuintes declararam ter usufruído mais de R$ 97,7 bilhões até agosto
- InstitucionalNovembro, 01Receita Soluciona já está aberto às instituições interessadas
- InstitucionalOutubro, 17A adesão ao Programa Litígio Zero 2024 se encerrará às 18h, horário de Brasília, do dia 31 de outubro
- InstitucionalOutubro, 17CNPJ terá letras e números a partir de julho de 2026
- InstitucionalOutubro, 10Receita Federal emite Termo de Exclusão para devedores do Simples Nacional, incluindo MEI