Governo gaúcho garante crédito presumido para a reciclagem de plástico
O Governo do Estado garantirá um crédito presumido para a reciclagem de resíduos plásticos pós-consumo, com assinatura de decreto, que deverá ocorrer nos próximos dias. A análise para a concessão do benefício foi feita pelas Secretarias da Fazenda e do Desenvolvimento e Assuntos Internacionais com vistas a equiparar o tratamento tributário dado pelo Estado de Santa Catarina.
O benefício permitirá que a carga tributária para a reciclagem de resíduos plásticos pós-consumo fique em 4,5%. A medida atende à demanda da Cirplasul, que congrega as empresas do setor.
Segundo as análises, a estimativa é de um valor próximo de R$ 4,3 milhões por ano, que deve ser compensado pelo aumento das atividades do setor decorrente da melhoria das condições de competitividade das indústrias gaúchas de reciclagem de plásticos para matéria prima de outras atividades industriais. Além de incentivar o setor, a medida possui caráter ambiental e social, pois atinge a atividade de catadores e cooperativas de recicladores.
Fonte: Notícias Fiscais
Confira outras notícias
- InstitucionalNovembro, 13DIRBI - Contribuintes declararam ter usufruído mais de R$ 97,7 bilhões até agosto
- InstitucionalNovembro, 01Receita Soluciona já está aberto às instituições interessadas
- InstitucionalOutubro, 17A adesão ao Programa Litígio Zero 2024 se encerrará às 18h, horário de Brasília, do dia 31 de outubro
- InstitucionalOutubro, 17CNPJ terá letras e números a partir de julho de 2026
- InstitucionalOutubro, 10Receita Federal emite Termo de Exclusão para devedores do Simples Nacional, incluindo MEI